quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Do amor sem distinções ao amor sem condições

 














Antigamente dizíamos que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, mas com o tempo cheguei à conclusão que foi o ser humano que criou um Deus à sua imagem”. Ouvi essa pequena reflexão do compositor baiano Gilberto Gil.

O que em uma época recente era uma verdade quase absoluta principalmente pra quem era católico (apostólico romano como se dizia) caiu por terra.

Vivemos ciclos de avanços e recuos, como num pendulo e nessa montanha russa louca, quem não tiver disciplina e vigilância tem tudo pra cair ou se deixar levar, como um bando de “Marias vai com as outras”.

Nasci em 1954 e vivi com muita energia e aprendizado a década de 60, cheia de mudanças e revoluções em várias áreas da vida humana no planeta. Através de algumas leituras e da companhia de gente muito antenada fui formando o que sou hoje.

Muitos dos sonhos que tinha na minha juventude viraram fumaça mas nunca deixei de pensar que estamos aqui nessa passagem pelo planeta pra realizar a vida plena e solidária.

Sempre me pergunto o que estou fazendo aqui e no que posso melhorar como ser humano. Aliás, essa é uma pergunta que todos nós de tempos em tempos deveríamos fazer a nós mesmos e as pessoas que estão próximas a nós.

Acredito que a vida tenha um propósito e se ainda não entendi a forma como Deus atua, confio em algo que chamo justiça divina.

Esse conceito ganhou muita força  quando comecei a entender a lei do karma, uma forma oriental que quer dizer que a toda ação equivale uma reação. Ou seja, tudo o que você  fizer, de bom ou de ruim, voltará pra você. Só assim entendi porque uma pessoa já vem a essa vida com uma dose enorme de débitos quando não de doenças e  males.

Pra finalizar acho que o grande mandamento deixado pelo Cristo foi: AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO. (sei que a palavra amor como muitas outras de tão usadas perdeu seu significado mas no fundo todos sabemos quando amamos alguém ou algo).

Amor sem distinções de qualquer espécie. Até um dia chegarmos ao AMOR INCONDICIONAL, a real meta de nossa caminhada.

Carlos Sá 


Nenhum comentário:

Postar um comentário